AULA DE CAMPO DO ENSINO MÉDIO – ILHA GRANDE

17 de outubro de 2017

Vivenciar na prática os conteúdos trabalhados nas aulas foi um aprendizado proveitoso para os estudantes do Ensino Médio de nossa escola

No dia 29 de setembro, os alunos do Ensino Médio juntamente com seus professores foram envolvidos em uma aula de campo diferenciada e interdisciplinar, em Ilha Grande, localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, integrante do município de Angra dos Reis.

A Ilha Grande é a maior ilha do estado do Rio de Janeiro e a quinta maior ilha marítima do Brasil. Possui uma área de 193 km², com relevo acidentado e montanhoso. As costas da ilha são recortadas por inúmeras penínsulas e enseadas, formando várias praias. A vegetação é exuberante, formada por mata atlânticamangue e restinga.

Dessa forma, o trabalho de campo visou a diferenciar os ecossistemas do local, destacando localização, história, biodiversidade, aspectos ambientais e sociais.  É importante ressaltar que as aulas desenvolvidas em ambientes naturais têm sido apontadas como uma metodologia eficaz tanto por envolverem e motivarem os jovens nas atividades educativas quanto por constituírem um instrumento de superação do conhecimento.

Nesse sentido, a maioria das pesquisas voltadas para a análise do trabalho de campo em um ambiente natural tem como objetivo as atividades de educação ambiental, promovendo mudanças de valores e posturas em relação à natureza, bem como o conhecimento relacionado ao contexto histórico e social.

“Proporcionar uma aula no contexto bioquímico é enriquecedor para os alunos, em especial quando se alia prática à íntegra de muitos conceitos aprendidos em sala de aula”, comenta a professora Alana, uma das participantes do Projeto.