APLICAMÁTICA: A SOLIDARIEDADE EM UM ATO DE AMOR

16 de outubro de 2018

Doações foram entregues ao Recanto Paz e Bem na culminância do projeto –  momento emocionante!

“Uma das melhores experiências de minha vida!” – relata um aluno do nono ano.

No dia 26 de setembro, um grupo de 14 alunos, juntamente com a professora Josiane, participou da culminância do Projeto Aplicamática, que consistia em levar as doações dos produtos de higiene e limpeza para o Recanto Paz e Bem, uma das instituições as quais o referido projeto beneficiou. Porém, não apenas doaram: jovens e idosos também conversaram, trocaram experiências, conselhos, carinhos. Realmente, um dia muito especial de solidariedade, partilha, diálogo e convivência!

Eis os depoimentos da professora e dos alunos que participaram:

“No dia 26 de setembro vivi uma das experiências mais marcantes em minha trajetória no CSM. Tive a oportunidade de acompanhar um grupo de 14 alunos dos oitavos e nonos anos para fazer a entrega das doações ao Recanto Paz e Bem. Nossos alunos sentaram, conversaram, riram e levaram muito amor e carinho aos nossos vovôs e vovós. Tenho certeza de que esse momento marcou a vida de todos, sendo a AÇÃO CONCRETA de nosso projeto. Um dia que ficará gravado para sempre no coração de cada um.” (JOSIANE MUSSAUER, PROFESSORA DE MATEMÁTICA)

“Um dia incrível, de novas experiências, novas emoções, conseguindo despertar novos e bons sentimentos para todos que visitaram o Recanto Paz e Bem. Agradeço ao Colégio Santa Maria por essa oportunidade, por essa tarde encantadora; percebo que estou no lugar certo, que as pessoas aprendem a valorizar a vida e valorizar o que têm.” (MARIA CLARA PINHO, 9º ANO C)

“Nesse dia, tive uma das melhores experiências da minha vida, conhecendo o Recanto Paz e Bem. Um lugar que só entra AMOR e é muito bem cuidado. Nessa experiência, eu me emocionei, ri muito e brinquei com os idosos, ou seja, foi uma “chuva de emoções”. Espero que a escola nos proporcione momentos como esse novamente.” (GABRIEL DONATO, 9º ANO C)

“A visita ao Asilo foi de extrema importância para mim. Antes, não esperava que fosse um momento tão especial. Além das ótimas companhias, pude estar na presença de idosos extremamente simpáticos e amáveis. A experiência me serviu, sobretudo de aprendizagem, com uma forte reflexão: estou amando e dizendo a quem amo o tamanho da importância que eles têm na minha vida. Foi um momento incrível! ‘É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há!’” (DIOGO FAGUNDES TEBALDI, 9º ANO B)

“Visitar o asilo foi uma experiência única, desde o começo até o final. Conheci várias pessoas, conversei com os idosos… Emocionei-me quando os vi e mais ainda quando vi uma senhora que parecia com a minha vó. Queria poder ir de novo.” (BRUNO MAX, 9º ANO B)

“Foi uma experiência que pode ter mudado quem somos. Caíram lágrimas, tivemos risadas, nos emocionamos. Conversamos com todos os idosos, sentimos cada risada que eles davam e cada tristeza que contavam. O Recanto Paz e Bem é um lugar onde eles encontram abrigo.” (DANILO M. PHILIGRET RÊGO, 8º ANO B)

“Conhecemos pessoas novas e aprendemos muito, mas por outro lado, fiquei triste porque tinha muitos que não via a família há tempos e sofriam com isso. Eu gostei bastante de conversar com os idosos e gostaria de voltar.” (GUILHERME VIEIRA, 8º ANO A)

“Emocionante! Os idosos me comoveram com suas recordações de vida, fazendo cada um refletir com seus conselhos…” (LUNA GRILLO, 8º ANO A)

“Pudemos refletir um pouco mais sobre a vida. O melhor momento: quando nos abraçarmos. A alegria dos idosos foi cativante! Conforme íamos conversando, aprendemos com eles um novo significado para a vida!” (LARISSA PESSANHA, 8º ANO A)

“Ir ao asilo foi uma experiência única! Valorizar cada detalhe da vida, cada segundo que temos a oportunidade de acordar com saúde, com uma família por perto, é gratificante. Ensinou-me também a dar valor às pequenas coisas. Às vezes um abraço transforma totalmente o dia de uma pessoa. Levar a vida com leveza, sendo feliz, é incrível! O amor transmitido por eles é excepcional. Ter dividido um momento da minha vida com eles foi deslumbrante. Sou extremamente grata por ter tido essa oportunidade.” (DAPHENER VICTÓRIA, 9º ANO A)

“Incrível! Com eles, aprendi a valorizar mais meus tios e meus avós, porque o tempo passa muito rápido. Foi muito bom, pois vivi várias histórias que vou levar para a vida toda. Também me emocionei muito! Agradeço ao CSM por ter me dado essa oportunidade a qual não tive em outro lugar!” (JÚLIA SILVA DA COSTA, 9º ANO C)