ALUNOS DO OITAVO ANO OBSERVAM AS PRÓPRIAS CÉLULAS

08 de março de 2018

O ensino de ciências auxilia o aluno a desenvolver seu raciocínio lógico e racional, facilitando o desenvolvimento de sua razão para os fatos do cotidiano e, até mesmo a resolução dos problemas práticos. Com o uso de experimentos, as aulas podem tornar-se diferenciadas e atraentes, dando a elas um processo mais dinâmico e prazeroso. A utilização de experimentos e a observação direta de objetos e fenômenos naturais são indispensáveis para a formação científica em todos os níveis de ensino.

A observação de células da mucosa bucal no microscópio óptico em lâminas preparadas na sala de aula é uma prática simples, mas que permite conhecer com maior clareza a organização celular básica: membrana, citoplasma e núcleo. O objetivo do experimento é permitir aos alunos a observação de células da mucosa bucal em lâminas preparadas e observar que de fato, o corpo humano é formado por células à medida que as mesmas são coletadas dos próprios alunos durante a aula.

Um aluno voluntário coletou as células da mucosa bucal utilizando um palito de picolé descartável. Posteriormente, o material coletado foi transferido para uma lâmina de vidro, corado com azul de metileno e coberto por uma lamínula. Dessa forma, ficou pronto para ser observado no microscópio óptico por cada um dos alunos da turma. Relatório sobre os procedimentos adotados durante a aula prática foi confeccionado no caderno, assim como ilustrações de todo o material observado.

Nossos alunos ficaram encantados por poderem observar células extraídas do corpo de um colega de turma. Dessa forma as células saíram das páginas dos livros e se aproximaram da realidade de cada um.