Proposta pedagógica

O Colégio Santa Maria adota uma proposta pedagógica pautada na concepção sóciointeracionista, a qual acredita que o desenvolvimento humano se dá a partir da convergência e interação entre os fatores biológicos e os socioculturais do indivíduo. Tal proposta tem como filosofia: Educar para o respeito a si, ao outro e à natureza, baseada nos quatro pilares da educação:

* Aprender a conhecer;
* Aprender a fazer;
* Aprender a conviver;
* Aprender a ser.

A educação, hoje, tornou-se um grande desafio para professores e instituições de ensino. Precisamos trazer nossas crianças e nossos jovens para o caminho do conhecimento e valorização de todas as culturas. É justamente com esse objetivo que buscamos trabalhar a diversidade cultural, conhecendo e pensando criativa e respeitosamente sobre a cultura afro-indígena. Com atividades diversificadas, os alunos são envolvidos no conhecimento da cultura africana, bem como no da cultura indígena, nos mais diversos aspectos, refletindo sobre a sua influência na formação cultural da identidade brasileira, atendendo consequentemente aos ditames da lei 11.645/2008 de 10/03/2008.
Esta instituição escolar proporciona ao aluno meios para desenvolver habilidades que permitem a construção de novos saberes, respeitando e cumprindo o que entende ser papel da Escola, assumindo o compromisso de desenvolver competências e habilidades que propiciem à criança e ao jovem uma compreensão melhor de si, do outro e do mundo. Oportuniza situações que favoreçam a autonomia, a responsabilidade para o bom convívio social, bem como para o comprometimento, a responsabilidade e a curiosidade do aluno para envolver-se na construção do seu conhecimento.

Ultimas Notícias