SARAU LITERÁRIO

11 de dezembro de 2014

Goiás – Cora Coralina da Poesia

O sarau literário que aconteceu no dia 08 de outubro de 2014 no auditório do Colégio Santa Maria foi uma singela homenagem à poetisa goiana Cora Coralina.

O evento transcorreu num clima de satisfação e plena realização escolar: as turmas do Ensino Médio e o corpo docente destacaram-se pelo desvelo e cuidado aos versos e narrativas da senhora do “prato azul pombinho”.

O espetáculo ocorreu durante a manhã com diversas atividades que pretendiam alcançar o gênero musical, porquanto a sequência foi: dança, canto, interpretação, estandartes processionais, música, vídeos e slides.

Os suportes tão diversos se sucederam numa harmonia constante, enquanto equipes formadas por alunos compunham os apoios ao palco, trânsito, recepção, gabinete de luz e som, entre outros.

O sarau expôs em suas diversas modalidades supracitadas, poemas, narrativas e versos da poetisa que se chamava pelo batismo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (1889 – 1985).

Mulher simples, mãe de família, dona de casa, doceira e que apreciava contar e escrever histórias, destacando-se ao longo da longeva vida nos versos, na lírica.

Quando foi descoberta por Carlos Drummond de Andrade nos anos sessenta do século passado, contava setenta e seis anos de idade. Desconhecida do resto da nação, a partir de então, alçou voo na esteira literária por conta das palavras do grande poeta mineiro.

Cora Coralina deixou-nos poemas e contos, que tratam de sua vida, suas reflexões, do povo de Goiás e, sobretudo, as considerações pertinentes de poeta “sendo eu mais doméstica do que intelectual, não escrevo jamais de forma consciente e racionada, e sim impelida por um impulso incontrolável. Sendo assim, tenho a consciência de ser autêntica”.

Aplausos à poetisa senhora brasileira!

Parabéns à Direção e Coordenação do Colégio Santa Maria e aos professores de linguagens: Raquel, Roberto, Marta e Carlos Alberto, além de todo o empenho do alunado do Ensino Médio.