Colégio Santa Maria

Redes

ENCONTRO DE CONFRATERNIZAÇÃO E REFLEXÃO EM MENDES

22 de outubro de 2014

INTIMIDADE COM O AMOR DE DEUS

Em comemoração ao dia dos professores, equipe docente, funcionários, coordenadoras e diretora realizam um Retiro no Centro Marista José das Paineiras, em Mendes, RJ

Como vejo o amor de Deus em minha vida? De que forma permito-me amar a mim mesmo e ao próximo? Como experimento o verdadeiro amor no meu cotidiano?” Esses e outros questionamentos pessoais foram a base para um dia de reflexão e oração, em Mendes com a presença de muitos professores, de todos os segmentos, funcionários, coordenadoras e diretora, num sábado de céu azul e sol maravilhoso, no qual uma providência divina já pairava no coração de cada participante: “descobrir o verdadeiro amor cristão frequentemente escondido pelas realidades cotidianas.”

Iniciou-se, ainda no Colégio, uma belíssima interiorização, já preparando a todos para a temática do encontro: AMOR, finalizando com a oração universal do Pai Nosso e as pessoas, de mãos dadas, em círculos, representando a união fraterna, cujo centro é Jesus, ressuscitado, no meio de nós. Irmã Francisca, durante essa reflexão, destacou a explicação da cruz, que simboliza para os cristãos, a vitória da vida sobre a morte, do amor sobre o ódio.

Chegando lá, a equipe de professores responsável pela animação, recepcionou-nos com uma dinâmica, entregando a oração que reafirmava o amor–caridade, essencial para a fé. Assim, daria início prontamente à temática do encontro, em especial sobre a nossa relação fraterna, para depois, meditarmos sobre a nossa relação com Deus e o mundo – baseados no amor.

Em seguida, reunidos no auditório, inspirados pelo Espírito Santo, as pessoas presentes participaram de uma belíssima reflexão sobre o amor, com trechos bíblicos e músicas  – ressaltando a maior prova do amor do Criador pela humanidade: JESUS CRISTO E O PROJETO DO REINO DE DEUS.

Já na Capela, fez-se o alimento para a parte mais profunda do ser – a alma – através de um momento celebrativo, com a colaboração de vários professores em leituras, meditações, cantos e na partilha da Palavra. A entrega foi de forma plena. Todos saíram renovados, na certeza de que houve a diferença não só em palavras, mas em atitudes fraternas.

Após o almoço, o divertimento aconteceu por meio de conversas animadas, jogos, dinâmicas, piscina. “Uma ocasião que jamais pode faltar em nossa vida. Como é bom estar ao lado de pessoas queridas.” – relata uma professora, entusiasmada.

Assim, fazer parte de um retiro espiritual é uma oportunidade de redescobrirmos e cultivarmos nossa consciência. Não é “livrar-se de todos os problemas”, mas sim, para fortificar o “eu”  e renovar as forças, encontrando novo significado para a vida, bem como a maneira que nos relacionamos com os outros, com o mundo e principalmente, com Deus, através da experiência de paz e tranquilidade.  Desta forma, não podemos separar o amor de Deus e o nosso cotidiano, pois Ele se encontra no centro de nossa vida. E a partir d’Ele, aprendemos verdadeiramente o sentido de AMAR!

Veja Também

Endereço

Av. Automóvel Clube, 269
São João de Meriti – RJ
CEP: 25515-125

Tel.: (0xx21) 2756-0731 / 2656-6623

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos