PROJETO ÁFRICA NA ESCOLA

17 de outubro de 2014

O LEGADO DE NELSON MANDELA

Amparados na Lei n° 10.639/03-MEC, “que institui a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio” (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, p.8/2005), buscamos desenvolver um evento voltado para nossas raízes, resgatando a cultura e história da África, para com isso, entendermos nossa relação estreita com esse continente e identificarmos a nossa identidade afro-brasileira: O PROJETO ÁFRICA 2014.

Desta forma, com a participação do Corpo Docente, Coordenação e Direção, no último dia 30/9/2014, o Projeto África foi realizado a partir de reflexões sobre a VIDA DE NELSON MANDELA, abordando a questão étnica e social em nossa escola, além da miscigenação do povo brasileiro.

É importante ressaltar que as atividades para a concretização deste Projeto começaram com a visita à Fazenda Ponte Alta (Barra do Piraí), que os alunos do 7ºano fizeram no dia 04/8/2014, favorecendo o desenrolar de atividades com o tema escravidão através do enfoque cultural da vida do negro em outro século.

Assim, ao estudar a África sob variados aspectos – histórico, cultural, social, religioso – não se pode entender “como volta ao passado, mas como necessidade fundamental para construção de uma identidade própria” (Elisa Larkin, p.17/1994), ou seja, é história viva com perspectiva de futuro próspero para todos nós descendentes do continente africano.