NITEÓI HISTÓRICO

04 de setembro de 2014

Chegou o grande dia! As turmas do sextos anos tiveram a oportunidade de ultrapassar os limites físicos das salas de aula e foram buscar o conhecimento e seu crescimento cultural além dos livros didáticos, cadernos e simples anotações. Nos dias 05 e 12 de agosto, a cidade de Niterói se tornou o ambiente escolar e os guias juntamente com cada paisagem vista e local visitado, os grandes mestres que regiam nossa orquestra formada por educandos sedentos de aprendizagem.

Ao chegarmos à Ponte Rio-Niterói, as explicações já iniciaram e, começamos ali, a descobrir a fantástica história desta cidade que encanta: seu descobrimento, seus fundadores, suas riquezas e belezas. Seguindo o cronograma, fomos visitar a Igreja São Lourenço dos Índios, o marco da fundação de Niterói, o lugar onde toda formação e povoamento da cidade foram iniciados. Em seguida, fizemos o Caminho Niemeyer, deslumbrando a genialidade e a arquitetura ímpares deste grande homem.

Durante todo trajeto, cada paisagem, lugar, região da cidade servia como plano de fundo para uma encantadora explicação, possibilitando assim, um enriquecimento da bagagem cultural de cada aluno. Chegamos assim ao MAC – Museu de Arte Contemporânea, local onde nossos alunos interagiram com a arte e suas manifestações, redescobrindo as diversas linguagens e modos de expressão.

Concluído esse primeiro ciclo, chegou a hora do almoço. Num bom restaurante pudemos descansar um pouco e nos alimentar, para assim, ganharmos energia e disposição para nosso segundo e último ciclo: a Fortaleza de Santa Cruz da Barra.

Estávamos a caminho do nosso último local de visitação, por isso, seguimos nosso percurso curiosos e entusiasmados. Ao chegarmos à Fortaleza de Santa Cruz da Barra, fomos recebidos por dois soldados que nos acompanharam durante toda visitação. Nesse local, pudemos acompanhar um pouco das histórias das navegações e dos combates. Aprendemos também sobre a importância do cumprimento das leis e regras, assim como o papel fundamental da DISCIPLINA em nossa vida.

Terminada nossa visitação, encerramos nosso dia de aprendizagem e descobertas. Voltamos para casa agradecidos pelo privilégio em poder aprender todas aquelas novidades de maneira tão diferenciada e envolvente. A partir deste dia, a aprendizagem – de qualquer forma e maneira – será valorizada e transmitiremos a todos os que convivem conosco, as experiências vividas e apreendidas.