TÉCNICO EM QUÍMICA VISITA A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DA CEDAE BARRA DA TIJUCA

07 de agosto de 2014

No dia seis de agosto, os alunos do Curso Técnico em Química fizeram uma visita às instalações da unidade da CEDAE de tratamento de efluentes, localizada na Barra da Tijuca. Os 30 alunos e 3 professores puderam assistir à palestra de apresentação do local e das atividades da estação através de filmes e um debate bastante interessante sobre a importância da conservação da água e o processo de tratamento do esgoto de toda a região da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá.

A Estação Barra CEDAE do Governo do Estado do Rio de Janeiro foi projetada para realizar um tratamento primário, com o objetivo de adequar os resíduos às condições de lançamento no mar através de emissário submarino, sem riscos para o meio ambiente e a população. Sua operação permite a manutenção do efluente da estação dentro das condições sanitárias, impedindo assim a propagação de doenças de veiculação hídrica.

É uma obra importante da CEDAE no Programa de Saneamento da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá (PSBJ) que tem por a coleta, o transporte, o tratamento e a disposição final dos efluentes tratados. Beneficia atualmente uma população de 680 mil habitantes, com previsão para cerca de 1,4 milhão.

O sistema comporta ainda o Emissário Submarino da Barra da Tijuca, que recebe o esgoto tratado na Estação Barra e o lança no mar a cerca de 5.200m de distância da praia e 45m de profundidade, através de difusores especialmente projetados para as condições locais, não causando impacto ambiental na zona de balneabilidade.

E o Curso de Química não para por aqui… Ainda teremos novidades para o mês de setembro quando ocorrerá a Semana de Química e a Culminância dos Projetos de 2014. Aguardem!