Do Gesto ao Sinal: Uma Educação que Faz a Diferença!

27 de junho de 2014

PROJETO DO CURSO NORMAL

No dia 16 de junho, os alunos do Curso Normal apresentaram para as turmas de nono ano e seus respectivos professores, a culminância do projeto “Do Gesto ao Sinal, Uma Educação que Faz a Diferença!”, que teve como pesquisa de campo a visita ao Instituto Nacional de Educação, o INES.

Os alunos do Curso Normal, diante da sua finalidade pedagógica para o trabalho proposto, conseguiram expandir seus objetivos e alcançar acadêmica e sensivelmente todos os que assistiam. ‘’Imagine um mundo sem som’’. ‘’Agora imagine você sem voz para se comunicar’’, estes foram uns dos pontos que deram início a uma nova perspectiva aos espectadores ouvintes. Porém, após uma breve explicação sobre a história do INES, a comunicação passou a ser apenas visual com o uso de gestos e objetos simples para um teatro mudo.

Com objetivos específicos de mostrar a importância das Libras para a inclusão do indivíduo surdo e como, mesmo deficientes, todos podem prestar serviço aos outros e da mesma forma receber. Sendo assim, estudos e empregos não seriam um empecilho para estes deficientes auditivos se incluírem na vida em sociedade; a não ser o preconceito dos que desconhecem o assunto e os julgam incapazes de realizar e alcançar suas metas.

Dado o exposto, a plateia foi levada a entender que para o amor e para a fraternidade não importa ser ouvinte ou não. Importa ser você mesmo e ser aceito pelos outros. Sejam professores em salas de aula ou qualquer outro cidadão, todos devem entender o valor de cada um, independente de dificuldades e incapacidades visíveis.