Colégio Santa Maria

Redes

PROJETO ÁFRICA – 2016

25 de outubro de 2016

Africatitudes

22

Amparados na Lei n° 10.639/03-MEC, “que institui a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio” (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, p.8/2005), os sétimos anos buscaram desenvolver um evento voltado para nossas raízes, resgatando a africanidade, para com isso, entendermos nossa relação estreita com esse continente e identificarmos a nossa identidade afro-brasileira: O PROJETO ÁFRICA 2016 – AFRICATITUDES.

Desta forma, com a participação do Corpo Docente, Coordenação e Direção, no dia 21 de outubro, o Colégio Santa Maria realizou o Projeto África, a partir de reflexões sobre o meio ambiente, questões étnicas e sociais, além da miscigenação do povo brasileiro. De uma maneira bem envolvente, trabalhando o lúdico, as turmas representaram vários atos interdisciplinares, como a “Escolinha do professor Raimundo”, uma peça de teatro sobre um conto africano “Pacote de água”, o Jornal Nacional Africatitudes, danças maravilhosas e músicas reflexivas, além da culinária e jogos de raciocínio lógico. Realmente foi uma fantástica viagem!

É importante ressaltar que as atividades para a concretização deste Projeto começaram com a visita à Fazenda Ponte Alta (Barra do Piraí), onde os alunos do 7º ano desenvolveram mais os conceitos, favorecendo o desenrolar de atividades, através do enfoque social e cultural da vida do negro em outro século, já que o tema “PRECONCEITO” foi largamente abordado durante todo o Projeto, como conscientização e respeito às diferenças.

Assim, ao estudar a África sob variados aspectos – histórico, cultural, social, religioso – não se pode entender “como volta ao passado, mas como necessidade fundamental para construção de uma identidade própria” (Elisa Larkin, p.17/1994), ou seja, é história viva, com perspectiva de futuro próspero para todos nós, descendentes do continente africano.

Tenha uma atitude! Seja África! Africatitudes!

 

Veja Também

Endereço

Av. Automóvel Clube, 269
São João de Meriti – RJ
CEP: 25515-125

Tel.: (0xx21) 2756-0731 / 2656-6623

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos