FEIRA LITERÁRIA 2016

25 de outubro de 2016

FLICSMA

Encantamento, alegria, descoberta de novos mundos, redescoberta de antigas  histórias, reflexão, amor, conscientização.  Essas são algumas sensações despertadas durante a FLICSMA (Feira Literária do Colégio Santa Maria).

O evento (organizado pela Equipe Docente e pelos alunos do 9° ano) contou com a presença e participação de toda a comunidade escolar, incluindo as famílias. Foi um dia de mobilização e conscientização da importância da leitura na vida do ser humano. Uma oportunidade de incentivar os alunos a lerem mais e se tornarem  dinamizadores da leitura.

A FLICSMA 2016 apresentou clássicos como O Pequeno Príncipe, O Mágico de Oz e Robin Hood juntamente com títulos que abordam conhecimento e reflexão sobre fases da História como  Depois de Auschwitz  e O menino do pijama listrado.

A Equipe Docente está muito orgulhosa do trabalho realizado pelo 9° ano com tanto afinco e consciente de que os alunos devem se aproximar cada vez mais do universo literário.    O objetivo foi atingido como podemos constatar pelos seguintes depoimentos dos alunos:

“Ler é essencial para todas as pessoas. A leitura pode nos trazer novos aprendizados e eu pude aprender isso com a Feira Literária (FLICSMA). Foi um trabalho planejado em média de 3 a 4 meses. Meses de decisões, cansaço e estresse que me mostraram que o trabalho em equipe é fundamental.

A FLICSMA foi uma experiência maravilhosa. Quando comecei a explicar o meu livro (A Fera) fiquei maravilhada ao ver as pessoas se apaixonando pelo livro. No olhar delas percebi que todo o trabalho para estimular os que compareceram não foi em vão. Se meu grupo fez pelo menos uma pessoa se interessar pela leitura, valeu a pena. ”  Mariana Oliveira (9° C)

“Muitos homens começaram sua trajetória através da leitura, viajaram por ela, sem rumo, sem intenção, pelo simples fato de quererem viver uma aventura e mergulharam na imaginação, adquiriram conhecimentos e desenvolveram habilidades de reflexão.

E o que dizer de nós, estudantes, que nos dedicamos por completo e mergulhamos neste vasto universo incontrolável de pensamentos? Quebramos o limite da imaginação e da criatividade, analisamos obras literárias, contemplamos autores, trocamos valores e traçamos diálogos com os livros e sua incrível capacidade de nos deixar encantados.

Nestes três meses de preparação para a FLICSMA, instigamos a compreensão da realidade, cultivamos conhecimentos e formamos personalidades. Abrimos portas e traçamos caminhos entre nossas almas e a leitura de cada página de nossos livros. Aprendemos que um livro não é apenas um conjunto de palavras ou uma história, mas sim  uma maneira do homem criar sua própria história. Acima de todos os aprendizados, nos tornamos pessoas melhores. Aliás, leitores melhores.” (Danielle Miranda de Santana – 9° D)

“O objetivo da FLICSMA foi honrosamente alcançado, pois conseguimos transmitir a todos que nos assistiram a paixão pela leitura” (Lucas Gabriel de Souza – 9° A)

“Com a chegada da primeira turma da Educação Infantil ao nosso trabalho, o nervosismo era um sentimento comum a todos os integrantes do grupo, mas foi possível, nesse momento, perceber a capacidade de improviso, a adaptação da linguagem e, principalmente, o trabalho em equipe de todos.” (Fernanda Barbosa – 9° A)