O CORPO EM MOVIMENTO

18 de outubro de 2016

Na atual geração tecnológica, chamada de geração “Z”, valorizar o movimento corporal e buscar autonomia nas práticas esportivas se torna um grande desafio. Gerações passadas brincavam ao ar livre, interagindo com os colegas e criando suas regras. Infelizmente com o aumento da violência e a falta de espaços apropriados, o brincar livre foi se perdendo ao longo dos anos e consequentemente refletiu diretamente nas habilidades motoras.

Os quartos anos tiveram uma aula diferente, buscando diversas formas de movimentos corporais. Utilizaram o esqui cooperativo, de maneira que duas pessoas tiveram que caminhar juntas, necessitando que a comunicação e ajuda se fizesse presentes.

Foram desafiados em diversos movimentos sobre os bambolês no chão, desenvolvendo a coordenação motora global, responsável pelos movimentos dos grandes músculos, assim como, braços, pernas e tronco.

Vivenciaram atividades de força e resistência, mostrando a importância das principais valências físicas. Foi feito o movimento chamado “prancha” e sem seguida, “prancha em movimento”.

Por fim, trabalhamos com o esporte Hóquei de maneira adaptada, vivenciando um esporte olímpico. Trazer esportes alternativos para dentro da escola se faz necessário para que os alunos ampliem a cultura corporal de movimento.