REFLEXÃO E FORMAÇÃO HUMANA EM MENDES

09 de junho de 2016

Em um sábado nublado e frio, entretanto com muita animação e fé, os alunos dos oitavos e nonos anos participaram juntamente com os professores do encontro de Formação em Mendes, direcionando nossas orações, meditações e conversas.

Fazendo a Oração Inicial em nossa escola, lembrando da importância de um retiro espiritual,  fomos rumo ao nosso lugar de encontro: Centro Marista, em Mendes. Um local muito bonito, de natureza exuberante e também de muito aconchego e paz!

Ao chegarmos lá, tomamos café e começamos a manhã de oração, refletindo vários momentos fortes com a juventude: a palavra pastoral, com a professora Simone Araújo, através de uma belíssima reflexão “Os três conselhos” e o professor Roberto Machado, palestrando sobre vocação, incluindo o “teste vocacional”, direcionando-os para o verdadeiro dom, que vem de Deus.

Vale destacar que houve o momento de descontração através das apresentações das bandeiras azul, amarela, verde e vermelha: dança, grito de guerra, alegria e irreverência fizeram parte e agitaram os jovens. “Não foi uma competição, e sim, uma grande união de todas as cores…” – ressalta uma aluna do nono ano.

Após o almoço,  também tivemos momentos de dinâmicas, fazendo o “Circuito dos Valores”, com a prática de esportes… Dando continuidade, a tarde seguiu com jogos, trilhas, conversas animadas, “selfies”, postagens nas redes sociais, piscina… Enfim, o “rosto” da juventude representado nas atitudes de todos nós, participantes do retiro.

Terminado o lazer, voltamos para o auditório para a última palestra de formação: identidade juvenil, valores e espiritualidade, ministrada pelo professor Bruno Piauilino. E na sequência, todos foram convidados para o “deserto”, silencioso, reflexivo, único. “Cento e vinte e sete jovens saíram em silêncio, meditando e contemplando a própria vivência” – relata emocionada a professora Raphaela Radaeli.

É importante ressaltar a beleza do momento de deserto, no qual os jovens surpreenderam-se com as mensagens e lembranças de carinho deixadas pelos responsáveis. Muitas lágrimas, emoção, amor. A família fez-se presente em Mendes, tocando no mais íntimo do coração. “Estou emocionado, sem palavras. Obrigado!” – disse, em meio às lágrimas, o aluno Vitor Paixão, do nono ano D. “Foi um dos melhores que já participei” – pontua Caio, aluno do nono ano C. “Obrigada aos professores por proporcionar um sábado maravilhoso!” – publica Rebeca, aluna do nono ano D,  nas redes sociais. “Incrível! Não tenho palavras para explicar… Sem dúvida, o melhor de todos” – afirma Alessandra Correia, do oitavo ano A. “O mais emocionante foi a parte em que sentamos na grama e os professores nos entregaram cartas e lembranças emocionantes…” destaca Luísa Rangel, do oitavo ano B.

“Com certeza, esse dia será uma referência na vida de todos que participaram. Pois não foi mais um dia, e sim, o dia que fez a diferença. O dia em que nos tornamos mais fortes com a força e vigor do Cristo, Exemplo maior de vida e santidade.” – conclui a professora Gisa, de Ensino Religioso. Assim, deixamos como mensagem final as palavras do apóstolo João (1 João 2, 14), no qual inclusive, meditamos nesse dia do encontro: “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.

Façamos, assim como esses jovens alunos, a diferença em nossos lares, em nossa escola, em nossa vida, vencendo as dificuldades e as muitas provações do dia a dia por meio da FORÇA DE CRISTO, com a espontaneidade, alegria e fé da JUVENTUDE!

Paz e Bem!

Equipe de Ensino Religioso