A HISTÓRIA DA MÚSICA, DO ESPORTE E DA DANÇA

05 de outubro de 2015

Décadas de 50, 60, 70, 80, 90 até os dias atuais.

Trabalho Pedagógico interdisciplinar desenvolvido pelos docentes: Breno Caetano Borges de Educação Física e Flávio Ricardo da Silva de História nas turmas do 9º ano no turno da manhã. Os alunos produziram textos, slides, cartazes, e se apresentaram tanto com danças, instrumentos musicais, teatro e se caracterizaram também com a indumentária das épocas pesquisadas. O corpo discente deu o seu melhor em cada apresentação.

Esse trabalho trouxe significação para construção, interpretações e produção de conhecimento Histórico nas especificidades de cada época estudada, com personalidades do esporte, da música e da dança nacional e mundial. Foi extremamente importante até mesmo para os familiares em ter contribuído com propriedade, sobretudo com as roupas de época, vitrola, vinis e até mesmo fantasias belíssimas.

A expressão protagonismo juvenil designa a participação de adolescentes atuando como parte da solução, e não do problema, no enfretamento de situações reais na escola, na comunidade e na vida social mais ampla. Os adolescentes, além de portadores de entusiasmo e de vitalidade para ação, são dotados também de pensamento e de palavra.

O propósito do protagonismo juvenil, enquanto educação para a participação democrática é criar condições para que o aluno possa exercitar, de forma criativa e crítica, essas faculdades na construção gradativa de sua autonomia. Autonomia essa que ele será chamado a exercitar de forma plena no mundo adulto.

Nós professores responsáveis pelo projeto agradecemos a coordenação pedagógica, aos docentes de outras áreas pelo auxílio, e principalmente aos alunos que foram verdadeiramente protagonistas desse belíssimo trabalho.